SALVAÇAO DA TUA ALMA

Quer ganhar dinheiro? Aprenda a investir em bitcoin http://www.bispomacedo.com.br

SABEDORIA SOCRÁTICA

Todos nos sabemos,
que o ser humano não e perfeito...
Mas...
Muitas vezes tem atitudes
que deveria parar para pensar!
Porque esta consciente dos estragos que pode fazer...

Façam o favor de serem muito
mas muito felizes
M@ri@





Na Grécia Antiga,
Sócrates detinha uma alta reputação
e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento.
Um dia, um conhecido do grande filósofo aproximou-se dele e disse:
- "Sócrates, sabes o que eu acabei de ouvir acerca de um amigo teu?"
- "Espera um minuto",
"respondeu Sócrates, "
Antes que me digas alguma coisa,
gostaria de te fazer um teste.
Chama-se o "Teste do Filtro Triplo."
- "Filtro Triplo?"
- "Sim,", continuou Sócrates, "
Antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa idéia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo.
" E continuou: "O primeiro filtro é VERDADE.
Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro?"
- "Não," disse o homem "
o que acontece é que eu ouvi dizer que..."
- "Então," diz Sócrates,"
não sabes se é verdade.
Passemos ao segundo filtro, que é BONDADE.
O que me vais dizer sobre o meu amigo é bom?"
- "Não, muito pelo contrário..."
- "Então," continuou Sócrates "
Queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou não verdadeiro.
Mas, bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro.
O último filtro é UTILIDADE.
O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim?"
- "Não, acho que não..."
- "Bem," concluiu Sócrates, se o que me dirás não é nem bom,
nem útil e muito menos sabes se é verdadeiro, para quê dizeres-me?"

8 comentários:

Unknown disse...

Obrigada pela sua amabilidade.
Passarei sempre aqui no espaço e deixarei sempre algumas linhas pra você.
Hoje lhe desejo uma boa noite!

Beijos!

AC disse...

Muito bom, claro, como quase tudo by Socrates! (que estranho escrever bom e Socrates na mesma frase...)

Beijo duplamente agradecido.

Pandora disse...

Passei p te deixar um beijinho e dizer que fico feliz por estares de volta...
Qt ao teu texto magnifica escolha...
bjs

suruka disse...

Ola Maria

Olha é bom reler ou melhor relembrar estas ideias todas de grande sabedoria.

bj

Sunshine disse...

Boa noite M@ri@ !!!

Se tudo o que nos é dito fosse passado por esses três filtros não haveria tantos malentendidos e tantas amizades quebradas.

É bom reler e sentir a sabedoria de Sócrates.

Lúcia Laborda disse...

Oie minha amiga linda! Bom vê-la de volta! Valeu a pena esperar, viu? Que belo post! Começando muito bem com a carta de Paulo. Essa passagem é linda!
Seja bem vinda de volta!
Beijos

Lúcia Laborda disse...

Oie minha amiga linda! Passei para lhe ver e desejar um dia da mulher feliz e um feliz fim de semana!
Beijos

Å®t Øf £övë disse...

Maria,
Grande lição. Se todos aplicassemos esse filtro criariam-se menos mentiras, e todos nós viveriamos muito melhor.
Bjs.